Propriedades do Aloé vera e como usar

em sexta-feira, 3 de abril de 2020

Hoje venho aqui partilhar convosco as propriedades do aloé vera ou como é conhecida no Brasil de "Babosa", esta é uma planta que tem propriedades tanto na aplicação da cosmética como em aplicações medicinais. 
Esta planta a nível medicinal e existem estudos comprovados tem vários benefícios entre eles acção positiva do extracto do gel de Aloe vera para o tratamento de diabetes, como hepatoprotetor no tratamento de diabetes tipo II assim como na redução de triglicerídeos no sangue, afeitos positivos no tratamento da psoríase e na redução do tempo de tratamento da primeira ocorrência de herpes genital em pacientes masculinos, oferecer protecção em queimaduras solares e cicatrização de feridas.

Existe ainda alguns estudos que afirmam que este gel é benéfico também no uso em pacientes com cancro. É um dos alimentos mais ricos em "gliconutrientes" é  Aloe vera, pois é composta de 12 vitaminas, 15 enzimas, 18 aminoácidos, inclusive os principais compostos do corpo humano, 20 minerais, 75 nutrientes e mais de 150 princípios ativos.
Mas para podermos ingerir o sumo do desta planta é preciso retirar o excesso de Aloína é um composto encontrado em algumas espécies de Aloe e ingrediente comum em produtos laxantes. Aqui vou deixar uma receita de sumo de aloe vera e como retirar o excesso deste tóxico. 
As empresas de cosméticos geralmente adicionam a seiva ou outros derivados de Aloe vera a produtos como maquilhagem, tecidos ou papeis, hidratantes, sabonetes, protectores solares, incenso, cremes para barbear ou shampoos. Uma revisão da literatura académica observa que sua inclusão em muitos produtos de higiene deve-se ao seu "efeito emoliente hidratante " tendo também propriedades calmantes e anti-envelhecimento. 
aqui vou deixar para vocês algumas receitas caseiras que uso com o gel de aloe vara e como obter o gel. Espero que gostem e usem pois tem imensos benefícios. 
Primeiro colhemos folhas da planta as necessárias consoante o tamanho da folha e o uso que lhe queremos dar. para preparar a retirada do gel/ seiva temos que retirar os espinhos laterais cortamos uma tira de cada lado da folha, depois abrimos a folha com uma faca muito rente a parte verde retirando um lado desse envolucro verde, posteriormente com uma colher retiramos a parte transparente e gelatinosa da planta, é esse o produto que vamos usar. Para usarmos em sumos e batidos temos que retirar a aloína e aí para isso colocamos a parte gelatinosa que obtemos da planta de molho, sim de molho em agua por umas 3 horas, mudando a agua a cada hora, e depois já podem usar em somos triturando no liquidificador adicionem se simples um sumo de laranja ou limão pois a planta em si não sabe a nada. Não se recomenda a ingestão deste produto a lactantes nem grávidas, e também não o uso regular. 
Para uso no cabelo - Depois de termos retirado o gel com a colher reduzir no liquidificador juntando um pouco de óleo vegetal de coco, e podemos usar de duas formas, antes de lavar cabelo ou após lavar junto com a mascara. Para uso antes é somente a mistura do óleo vegetal de coco, á quem também use e eu já usei juntar açúcar pois potencializa o brilho do cabelo e o açúcar exfolia o coro cabeludo removendo as células mortas, neste caso colocamos em cabelo seco, espalhando da raiz até as pontas, colocar uma toca plástica e deixar actuar de 40 minutos a 1 hora. Enxaguar e lavar como costume. Para uso com a mascara juntar ao preparado anterior um pouco da sua mascara e utilizar após lavar o cabelo como mascara, deixar actuar por 10 minutos e enxaguar.
Como leave in usar somente o sumo obtido do aloe vera e colocar umas gotinhas no comprimento do cabelo. Finalizar como de costume. 
Para uso na pele -  Usar a seiva após ter batido com liquidificador.
Como exfoliante eu junto o sumo do aloe vera com borras do café é um óptimo exfoliante e o café possui polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis e outros componentes que actuam como anti-inflamatórios e como antioxidantes.
Espero que tenham gostado das dicas e dêm uso aos vossos aloe veras. 
Mais tarde deixarei no canal um video a demonstrar como fazer estas receitas. 

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário